O Refeitório Penafortes Mendes e o Centro de Acolhida Pousada da Esperança, serviços geridos pela Associação Rede Rua, oferecem o endereço e telefone fixo aos conviventes dos espaços como referência. Sendo assim, os usuários que se alimentam e dormem nesses locais, podem dispor do endereço para a entrega de documentos, cartas, telefonemas, contato com familiares e até mesmo propostas de trabalho.
O cidadão médio brasileiro recebe suas correspondências por e-mail, correio ou até mesmo por mensagens de whatzap e outros aplicativos que facilitam a comunicação. Mas, e quem tem não possui um endereço de referencia ou e-mail? As dificuldades para a população em situação de rua são infinitas. Corresponder-se é apenas uma delas e a Associação Rede Rua tenta minimizar essa ausência de endereço de contato.
"O refeitório além da alimentação também é um espaço de convivência onde os usuários que freqüentam podem passar o nosso endereço e o telefone. Ao chegar as cartas e os recados, eles são anotados pelos educadores e expostos em um mural dentro do espaço. Ao visualizar o nome deles no mural, eles chamam os educadores e estes entregam a correspondência e passam os recados de telefone", afirma Jamile Lopes, assistente social do Penaforte Mendes.
Na busca incessante por emprego, fonte única de renda para o trabalhador sair da situação de rua, a questão do endereço residencial torna-se um empecilho para aqueles que estão sem moradia. Por vezes, pessoas em situação de rua são chamadas para entrevistas, porém, quando a empresa telefona e percebe que o endereço mencionado se refere a um Centro de Acolhida ou a algum espaço social, o candidato é automaticamente descartado, sendo nítido o preconceito.
"Acredito que o fornecimento da conta de telefone, para comprovante de endereço, é de extrema importância para a população em situação de rua, pois se trata de uma população que é segregada em vários aspectos, sobretudo no mercado de trabalho. Com essa ação contribuímos como um facilitador para que eles tenham menos dificuldades de comprovar endereço, além disso, receber suas correspondências, abrir suas contas nos bancos, acredito que todos os equipamentos da Assistência deveriam ter esse olhar", Erika Ferreira dos Santos, assistente social do Refeitório Penaforte Mendes.