A equipe do Refeitório Penaforte, na Bela Vista, através do Serviço Social, traçou uma estratégia para encaminhar e acompanhar os conviventes no Programa Trabalho Novo, do Prefeito João Doria.
“Mais do que mandar lista de nomes, queremos que os conviventes tenham a real possibilidade de acessar o Programa”, afirma Nazaré Cuppertino, Coordenadora do Refeitório.
Ela conta que o serviço organizou seis reuniões preparatórias, com o objetivo de atualizar documentos, ver quem está em abrigo (que é uma condição para participar do Trabalho Novo) etc.
Além disso, nas reuniões, os conviventes são orientados a como agir em entrevistas de emprego, processos seletivos e montagem de currículos.
“No dia 07 de abril, tivemos a presença da Carolina, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), que detalhou sobre o Programa em todas as suas fases, desde a atualização de documentos, das parcerias com a Defensoria Pública para as questões de acompanhamento jurídico, até as questões de antecedentes criminais, parcerias com empresas e saúde”, relata Nazaré.
Os conviventes também tiraram suas dúvidas sobre a questão das vagas em centros de acolhida, já que é difícil ter acesso à vaga fixa nos equipamentos.
As reuniões se encerraram no final do mês. A Associação Rede Rua, irá, então, fazer o monitoramento desde grupo que teve acesso ao Programa.