Em comemoração aos 25 anos de existência do Jornal O Trecheiro, a Rede Rua de Comunicação, da Associação Rede Rua, promove o II Encontro Nacional de Jornais e Revistas de Rua. O evento acontecerá no dia 2 de junho, das 12h30 às 17h, na quadra do Sindicato dos Bancários, em SP. Este encontro reunirá representantes dos jornais O Trecheiro de São Paulo – anfitrião do evento, do Jornal Aurora da Rua, de Salvador – BA; do Jornal Boca de Rua, de Porto Alegre – RS e das Revistas Traços, de Brasília – DF e da Ocas, de São Paulo – SP.
O objetivo do II Encontro Nacional de Jornais e Revistas de Rua é o de promover um momento de formação sobre as mídias alternativas e de fortalecer a atuação das publicações que atuam com pessoas em situação de rua através das conquistas e das transformações sociais ocorridas nas vidas com estas publicações.
Exceto o Jornal O Trecheiro - distribuído gratuitamente, as Revistas Ocas e Traços e os jornais Aurora da Rua e Boca de Rua, são publicações que além de promover um jornalismo cultural, social e de visibilidade a População em Situação de Rua, são também meios de geração de renda. Os participantes desses projetos são cadastrados e se tornam vendedores. Por meio deste processo, muitos já conseguiram sair da condição de vulnerabilidade, reconquistaram a confiança e a autoestima e tornaram-se os agentes da sua própria transformação social. Essas histórias serão compartilhadas na Roda de Conversa durante o II Encontro Nacional.
Os “cases de sucessos” serão apresentados por pessoas que estiveram ou estão em situação de rua, que por meio do jornal ou da revista sentiram-se sujeitos do seu processo de transformação e reconquistaram a dignidade e a cidadania através destes meios de geração de renda.
Além da formação, das histórias de vida e da apresentação das conquistas na atuação dos jornais e revistas de rua, o II Encontro quer também celebrar os 25 anos de atuação do jornal “O Trecheiro”. Esta publicação, surgida no início da década de noventa, por meio de um jornalismo social leva às ruas e as Centro de Acolhidas – onde são distribuídos – notícias, conquistas, histórias de vidas e reivindicações da população em situação de rua de São Paulo.
O II Encontro Nacional de Jornais e Revistas de Rua é totalmente gratuito e, além da programação formativa contará show musical e com um coquetel. Aberto para pessoas em situação de rua, mídias alternativas, estudantes, profissionais que trabalham com a Pop Rua e demais interessados.