Nos meses de junho e julho de 2017, a Rede Rua promoveu em conjunto com seus Associados, oficinas socioeducativas, que teve como objetivo apresentar uma alternativa para a crise e falta de emprego que se apresenta.
Um vínculo de emprego aumenta a chance de sair da situação de rua. Infelizmente muitas pessoas em situação de rua não possui uma formação profissional, mesmo tendo muitas habilidades. Pela limitação de acesso aos materiais a situação de rua também complica o trabalho estético. Assim a autoestima sofre, pois as habilidades muitas vezes não são reconhecidas como deveriam e as coisas estéticas, que fariam bem para a saúde mental são excluídos do dia-dia o que lida a um cotidiano limitado a existência e sem dignidade. Diante deste cenário o projeto “Aroma Natural” propõe a capacitação em produção de sabonetes artesanais, onde além de prender a técnica teremos a oportunidade de trocar experiências para qualificar a realização concreta desta profissão, discutindo sobre precificação, embalagem, vendas e sustentabilidade do empreendimento.
As oficina de arranjos de vasos ornamentais teórica e prática teve como objetivo conhecer os tipos de plantas que possibilitem a construção de vasos ornamentais, ensinar técnicas de arranjos com objetos reciclados e possíveis pontos de vendas desses produtos e ensinar técnicas de vendas com foco no valor agregado ao produto e estrutura de custo. Teve como resultado a produção de 3 arranjos por pessoa, foi um momento de partilha e socialização entre voluntários, colaboradores e conviventes da casa.
O publico que participou dessas oficinas são conviventes nos espaços onde administramos e pessoas em situação de rua sem algum tipo de acolhimento, o projeto contou com a participação de aproximadamente 18 pessoas.Nosso obrigada ao Don Ortiz e César Noll.